Buscar
  • Nicole Passos

Por que os óleos essenciais funcionam?

Aromaterapia é uma ferramenta poderosa para cuidar da sua saúde e de toda a sua família! Mas você sabe quais são as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais?


Devido a sua complexa composição química, os óleos essenciais têm diferentes potenciais terapêuticos, muito úteis no combate à microrganismos, além de potencializar nossas defesas naturais, diminuir dores, relaxar a musculatura etc. Vamos ver alguns deles:


· Potencial antisséptico: os óleos essenciais são excelentes no combate à microrganismos do ambiente, diminuindo a carga de vírus, fungos, bactérias e parasitas. Isso acontece porque os óleos essenciais, em contato direto com esses organismos patógenos, provocam lesões irreversíveis nas suas estruturas, levando-os a destruição.

Como aproveitar este potencial? Coloque algumas gotinhas de Eucalipto glóbulos (Eucalyptus globulus) ou Limão siciliano (Citrus limon) no difusor ultrassônico ou spray aromático, promovendo a limpeza do ambiente. Ideal para ambientes compartilhados, como sala de atividades, por exemplo.



Potencial analgésico: nosso organismo possui milhares de receptores sensoriais que recebem estímulos internos e externos e transmitem a mensagem ao sistema nervoso. Os nociceptores (receptores de dor) são sinalizadores que indicam quando algo não vai bem. Os óleos essenciais ricos em moléculas terpênicas são capazes de diminuir a sensação dolorosa, pois agem tanto localmente, dessensibilizando os nociceptores, quanto no sistema nervoso central, bloqueando o impulso de dor.

Como utilizar os óleos essenciais para alívio das dores? Para aliviar as tensões musculares, por exemplo, prepare uma sinergia de óleo de gergelim ou andiroba com algumas gotas de óleo essencial de Hortelã pimenta (Mentha piperita) ou Wintergreen (Gaultheria procumbens) massageie as costas.




· Potencial ansiolítico: Alguns óleos essenciais apresentam efeitos ansiolíticos, antidepressivos e sedativos. Esses potenciais são muito úteis nos momentos de agitação, preocupação e dificuldades emocionais.

Como os óleos essenciais podem diminuir a ansiedade? Os óleos essenciais de Laranja doce (Citrus aurantium var dulcis) e Lavanda francesa (Lavandula angustifolia) são muito indicados e podem ser utilizados no difusor ultrassônico, spray ambiental ou mesmo diluídos em óleo vegetal e aplicados na forma de massagem.



Estes potenciais podem contribuir muito para harmonizar os desequilíbrios que surgem no dia-a-dia. Gostou? Curta, deixe seu comentário e compartilhe!


Nicole Passos é Naturoterapeuta, Docente de especializações na área de saúde da mulher e Aromaterapeuta parceira do Projeto Vishwa Aroma. Veja mais posts como este no instagram @anaturoterapeuta.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo