Buscar
  • Nicole Passos

Equilíbrio hormonal: como os óleos essenciais podem ajudar

Desequilíbrios hormonais são cada vez mais comuns entre as mulheres, provocando desagradáveis sintomas, como: cansaço constante, falta de interesse pelo sexo, queda de cabelos, questões de pele, dificuldade para dormir, tensão e ansiedade. Sim, os sintomas são amplos e inespecíficos. Porém, a mulher que observa sua saúde, sabe que há algo fora do lugar...



Os óleos essenciais podem ser excelentes recursos de apoio ao equilíbrio das funções orgânicas no geral e dos níveis hormonais, especificamente. Basta lembrar que o prineiro livro de Aromaterapia, de René-Maurice Gattefossé já se referia aos óleos essenciais como "hormônios vegetais".


De fato, alguns óleos essenciais tem uma ação hormon-like, o que significa que são capazes de interagir com receptores hormonais e/ou promover o equilíbrio dos níveis hormonais, por uma série de mecanismos ainda não totalmente esclarecidos.


Vou citar alguns dos óleos essenciais mais úteis para apoiar o equilíbrio dos hormônios. Para o caso de distúrbios hormonais, é sempre recomendado o acompanhamento de um profissional de saúde responsável.


Sálvia esclaréia - o óleo essencial aliado da mulher


Em um estudo publicado no Journal of Phytotherapy Research (2014), o óleo essencial de Sálvia esclaréia provou ter efeitos antidepressivos em mulheres na menopausa com desequilíbrio hormonal. Sálvia esclaréia é um óleo essencial rico em esclareol, linalol e acetato de linalila, componentes que tem a capacidade de reduzir os níveis de cortisol em 36% e melhorar os níveis do hormônio tireoidiano (TSH). Sabe o que é mais interessante? Os pesquisadores indicam que o óleo essencial de sálvia esclaréia tem a capacidade de modular seu estímulo, ajudando o organismo a equilibrar as taxas hormonais - ou seja, diminuindo se estiverem altas e elevando se estiverem baixas.



Gerânio - o óleo essencial do equilíbrio hormonal


Gerânio é a 8a maravilha aromática desse mundo! Esse óleo essencial é um estimulante do córtex adrenal, o que permite que, ao entrar em contato com o gerênio, seu corpo diminua os níveis de estresse e libere a quantidade adequada de hormônios em seu sistema, ajudando na regulação do nível de açucar no sangue e na melhora do perfil lipídico, por exemplo. Isso é extremamente importante, pois a depressão e o estresse em geral podem causar desequilíbrio hormonal.


Os óleos essenciais de Funcho doce, Erva doce e Anis estrelado também ajudam a equilibrar os hormônios e o ciclo menstural, reduzindo as flutuações hormonais. Eles são ricos em um componente chamado trans-anetol, reconhecido por sua ação estrogênica, assim como na melhora da lactação.


Que tal introduzir esses e outrs óleos essenciais nos seus cuidados diários? Se quiser saber mais sobre como utilizar Aromaterapia e se cuidar naturalmente, fazendo seus próprios produtos com óleos essenciais, veja esse link https://pay.hotmart.com/J24212896K?checkoutMode=10&bid=1610067619627


Nicole Passos (@n.n.passos ou @anaturoterapeuta) é Naturaterapeuta, facilitadora de Aromaterapia e parceira Terra Flor Aromaterapia & Projeto Vishwa Aroma, Docente convidada de Pós-graduações em Saúde da Mulher. Atua em Terapia Floral, Fitoterapia, Aromaterapia e Práticas Energéticas. Ministra cursos, oficinas e círculos terapêuticos. É Doula, Moon Mother e Educadora Perinatal. Graduanda em Enfermagem/UFRN e membro do LAPICS/UFRN. Especialista em práticas integrativas e cuidados naturais para mulheres e crianças.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Formulário de Inscrição

84 99811 7989

©2020 Criado por A Naturoterapeuta.