Buscar
  • Nicole Passos

Aromaterapia: uma aliada das mulheres na menopausa

A menopausa é um momento natural da vida da mulher: um marco tão importante quanto a primeira menstruação. Apesar disso, muitos são os tabus relacionados ao tema.



Enquanto os incômodos do período são bem conhecidos, pouco se fala sobre a preparação para o grande momento. Quando a mulher se prepara para o que está por vir, pode aceitar com leveza as mudanças do seu corpo, investir no reconhecimento das emoções e se permitir a redescoberta da sexualidade como oportunidades de autoconhecimento.


A prática da alimentação consciente ajuda a equilibrar os hormônios, enquanto atividades físicas regulares favorecem a manutenção da força e do tônus muscular. Essa é uma combinação universal de saúde e boa vitalidade.


E caso surja uma certa ansiedade, tristeza ou até mesmo dificuldade para dormir, a aromaterapia pode ajudar muito! A inalação do óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia), rico em linalol e acetato de linalila, favorece a modulação de serotonina e estimula o sistema nervoso parassimpático, promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento.


Estudos recentes comprovam que inalar o óleo essencial de Lavanda diariamente, pelo período de 4 semanas, promove a diminuição da ansiedade e depressão em mulheres menopausadas.





Dica aromática: A noite, antes de dormir, acrescente 6 gotas de óleo essencial de Lavanda para cada 100ml de água no dispenser do seu difusor ultrassônico e deixe-o ligado por 20 minutos. Aproveite esse tempo para ler um bom livro ou praticar uma meditação guiada. Sua noite de sono tem tudo para ser maravilhosa!


Confira o artigo completo:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1555415520302488


Por Nicole Passos @anaturoterapeuta, Naturoterapeuta.

Aromaterapeuta parceira do projeto de educação em Aromaterapia @vishwaaroma.


#aromaterapia #oleosessenciais #menopausa #saudedamulher #cuidadosnaturais


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo