Buscar
  • Nicole Passos

Óleos essenciais na prevenção da Candidíase

A candidíase é uma infecção causada pela Candida sp., um fungo normalmente presente na flora vaginal. Quando o organismo está em plena harmonia, o fungo apenas cumpre sua função em meio à rica flora.




Porém, em situações como queda de imunidade, uso de medicamentos, assim como na gestação, o pH vaginal tende a passar por variações, dando a chance do fungo se proliferar. Situações de estresse e uma rotina alimentar rica em farinhas e açúcares também contribui para a manifestação da candidíase.


Por isso, é importante manter uma alimentação rica em frutas e vegetais frescos, diminuir o consumo de pães, bolos e alimentos industrializados, assim como abrir espaço para as práticas de autocuidado, que renovam as energias e mandam o estresse para longe!


A aromaterapia contribui muito para a prevenção e combate à candidíase. Os óleos essenciais ricos em geraniol, como gerânio (Pelargonium graveolens) Citronela (Cymbopogon nardus) e Palmarosa (Cymbopogon martinii), ricos em terpinen-4-ol, como o Tea tree (Melaleuca alternifolia) tem seus efeitos bem documentados e podem ser facilmente introduzidos nos cuidados diários.


Vale lembrar que os óleos essenciais são compostos químicos altamente complexos e concentrados e devem ser utilizados sempre em diluição, evitando reações desagradáveis, como irritação da mucosa. Podem ser utilizados como complemento aos cuidados convencionais, contribuindo com o efeito dos medicamentos antifúngicos.


Um cuidado interessante é cuidar das roupas íntimas com aromaterapia. Como fazer? Faça a pré-lavagem das suas roupas íntimas e, na sequência, deixe de molho em cerca de 5 litros de água + 1 colheres de sopa de bicarbonato + 6 gotas de um dos óleos essenciais citados acima, por 20 minutos. Depois, basta lavar com água corrente e estender ao sol.


Gostou dessa dica? Deixe seu comentário, curta, compartilhe e salve para ver depois.


Por Nicole Passos @anaturoterapeuta, Naturoterapeuta.

Aromaterapeuta do projeto de educação em Aromaterapia @vishwaaroma.


#aromaterapia #oleosessenciais #aromaterapiaparabebes #cuidadosnaturais


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Formulário de Inscrição

84 99811 7989

©2020 Criado por A Naturoterapeuta.